terça-feira, 2 de novembro de 2010

Derrota de Porcino, perda de Expedito e bancarrota de Toim é o retrato do PMDB local pós eleição

Porcino e Expedito deflagam guerra pelo comando do PMDB local
Após a apuração do primeiro turno quando Maranhão venceu Ricardo por uma maioria de 1.188 votos em Itaporanga o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) encheu o peito e bradou aos quantos cantos de que iria aumentar para dois mil votos essa diferença. De tanta soberba acabou mordendo a língua ao ver Maranhão perdendo em todas as urnas de Itaporanga e ao final levar uma maioria de 1.366 pró-Ricardo.
Primeiramente houve uma grande queda de braço entre Porcino e o grupo liderado por Toim e Expedito dentro do próprio PMDB. Eu mesmo disse semana passada que uma fonte do Palácio da Redenção havia revelado ao blog que uma derrota de Maranhão por menos de mil votos em Itaporanga já estaria de bom tamanho. Isso porque o próprio governador sabia que quando o prefeito Djaci Brasileiro quisesse a coisa mudava radicalmente, como acabou acontecendo.
Mas, Porcino não se acabou sozinho com a derrota de Maranhão. Levou consigo o ex-vereador Toim da Loja que não sabe o que fazer fora do governo, que estaria com 'dificuldade' estratégicas de retornar para o Pará aonde diz que trabalha com venda de madeira. Toim é a prova viva do atraso que acarretaria à Itaporanga, ao Vale e à Paraíba uma vitória do atual mandatário estadual.
Sem falar no vereador Saulo (PSDB) que abandonou o prefeito Djaci, não respeitou o apoio e vida política lhe dada pela Família Pinto, ao bater asas em direção ao maranhismo. Na verdade, o prefeito ganhou mais do que perdeu com essa defecção. Isso porque há males que se vão para se receber um bem. Foi o que aconteceu com Djaci. 
E ainda temos o ex-superintende do Dnit-PB, o itaporanguense Expedito Leite, que não creditaria à ele como um derrotado igual à Porcino, Toim e companhia. Expedito sabia que estava entrando numa aventura. Disse isso ao próprio numa conversa que tivemos antes mesmo de iniciado o período eleitoral. Só que Expedito queria mesmo era lançar seu nome pro futuro. Ele mira a disputa municipal de 2012.
No geral, haverá uma guerra declarada pelo comando local do PMDB já que os interesses de Porcino e Expedito se cruzam no caminho de 2012. Quando Porcino deverá apoiar um nome de fora do partido enquanto Expedito espera ser ungido candidato.

Nenhum comentário: