terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dossiê alerta que frota de veículos do Estado pode está sendo ‘depenada’; veja as imagens

Reportagem do Paraíbajá mostra que além das diversas obras inacabadas espalhadas por todos os cantos e do caos administrativo em que se encontra a Cagepa, o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) vai se deparar com mais um problemão para administrar quando janeiro chegar e ele assumir os destinos da Paraíba pelos próximos quatro anos: o estado de abando da frota de veículos do Governo Estadual.
O portal teve acesso, com exclusividade, a dados de um dossiê que será entregue nos próximos dias à comissão de transição designada pelo governador eleito, para elaborar um diagnóstico da real situação em que se encontra a administração estadual. Segundo o dossiê que ainda está sendo finalizado, dos cerca de 3 mil veículos que compõem a frota da administração direta do Governo do Estado, mais de 800 estão sem funcionar. A maioria está ‘esquecida’ em pátios completamente abarrotados de muita ‘lata velha’.
O dossiê mostra veículos completamente sucateados. Alguns até ainda têm condições de uso, mas há suspeitas de que estão sendo 'depenados'. Nos pátios, reina a ‘lei do silêncio’, mas alguns servidores disseram que a liberação para a retirada de peças vem da Secretaria de Administração, órgão responsável pelo controle da frota de veículos Governo Estado.
Durante dois dias, a reportagem do portal ‘visitou’ três locais onde estão ‘encostados’ muitos dos veículos sucateados: a sede da Gerência Executiva de Controle e Manutenção de Veículos (Gecov), localizada no bairro de Jaguaribe; o pátio da Diretoria de Apoio Logístico (DAL) da Polícia Militar, que funciona por trás da sede do Corpo de Bombeiros; e um galpão locado pela Secretaria de Administração, no Distrito Industrial de João Pessoa.
As imagens colhidas nos três locais servem para reforçar as informações contidas no dossiê que será entregue à equipe do governador eleito. Motos, carros de passeio, viaturas da polícia, caminhonetes, caminhões e até trailers sucateados apontam para o estado de abandono em que se encontra parte da frota do Governo Estadual. Há, inclusive, muitos veículos cobertos pelo mato. A estimativa extra-oficial é de que, atualmente, a frota em funcionamento do Estado gire em torno de 2.300 veículos. O número exato, segundo alguns servidores, nem a própria Gecov possui.
 
Paraíba Já (Fábio Cabral Bernardo)

Nenhum comentário: