quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Yes, teremos nosso BOPE: Equipe de Segurança Pública de Ricardo divulga a criação do BOPE-PB

Major Souza Neto (de boina no centro) durante treinamento
A equipe de Segurança Pública apresentada ontem pelo governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) se reuniu pela primeira vez nesta quarta-feira (15) e definiu a primeira meta para o ano de 2011. Segundo informações dadas no programa radiofônico Correio Debate, o novo secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima, juntamente com a sua equipe decidiram criar o BOPE-Paraíba, que deve ser comandado pelo Major Souza Neto, que foi ajudante de ordem do ex-governador, Cássio Cunha Lima.
O Major Souza Neto é um dos melhores quadros da Polícia Militar da Paraíba que vai pra rua enfrentar bandidos e dá sua vida para protejer a sociedade. No atual governo Maranhão III sofreu perseguição política por várias vezes. Quando da vez que o tiraram do Comando da ROTAM e o transferiram para a DAL e, mesmo assim, desempenhou a função de cabeça erguida. Souza Neto é daqueles oficiais que não tem dia nem hora para estar junto com seus comandados defendendo a população da bandidagem. Sem falar nas diversas operações de resgates esteve na linha de frente na negociação com reféns.
O Major Sousa Neto (primeira à esquerda na foto acima com a bandeira dos U.S.A no ombro) é formado pela S.W.A.T., formado em paraquedismo, um dos oficiais mais bem preparados da briosa Polícia Militar da Paraíba, com extraordinária qualificação profissional.
Lembro quando em maio de 2009, poucos meses após ser afastado do Palácio da Redenção, o ex-governador Cássio, durante entrevista, deu exemplos de perseguição no âmbito da polícia Militar praticados pelo governo Maranhão III.  “[...] Já o major Souza Neto, que é formado pela S.W.A.T (melhor polícia do mundo) o que é caro para o estado, está recolhido ao comando batendo carimbo em aposentadoria de policial. Para eles (maranhistas) tanto o coronel Kelson quanto o major Sousa Neto cometeram o pecado de trabalhar para o meu governo. Isso é inaceitável! Isso tem uma conseqüência na política pública de segurança e na vida dos paraibanos, que vê a cada dia o aumento da insegurança no estado”, disse.
A perseguição polílita sofrida pelo Major Souza Neto é uma das tristes marcas que deixará o coronel Wilde Monteiro, em sua passagem pelo comando da Polícia Militar. È impossível não estranharmos a transferência de um comandante tão preparado para o trabalho operacionalna corporação ao invés de estar na rua enfrentando a bandidagem.
Conheci o Major Souza Neto em maio de 2005, quando ainda era Tenente, oportunidade em que visitava Itaporanga. De lá pra cá passei a ser um admirador do valoroso trabalho desempenhado pelo mesmo. Bem como de outros amigos que fiz na briosa Policia Militar.

Nenhum comentário: