terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Meta da segurança é convocar policiais com desvio de função e reduzir homicídios em até 12%

Reduzir o índice de homicídios entre 10% e 12%. Essa foi a meta anunciada pelo futuro secretário de Segurança Pública da Paraíba, Cláudio Lima, durante entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (14) após seu nome ser indicado, pelo governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), para ocupar a pasta. Para conseguir atingir esse índice o futuro gestor deve começar convocando todos os policiais com desvio de função a retornarem para seus cargos aumentando o número de pessoal atuando nas ruas.
“Não adianta dizer que não tem pessoal e ter um monte de gente com desvio de função. O que for extrapolado vai voltar para os cargos. Tem que servir a população. Não dá para ir na Secretaria de Segurança, por exemplo, e encontrar dez escrivães e ir numa delegacia e encontrar apenas um ou, em alguns casos, ter apenas o delegado fazendo todo o serviço. Essa medida não é para prejudicar ninguém é para beneficiar o povo”, justificou Ricardo Coutinho.
Ao lado do senador eleito  e ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Ricardo Coutinho concedeu uma entrevista oficializando os nomes para a pasta de segurança pública. A entrevista aconteceu no Canal 40, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Na ocasião ele justificou as nomeações para a secretaria e falou das ações que serão implantadas a partir de janeiro de 2011.
Meta na Segurança Pública é unificar as policias“Não existe nenhum coelho que vai sair da cartola, não podemos dizer que a segurança vai mudar. O que existe é muito trabalho e uma necessária credibilidade. O aumento da criminalidade na Paraíba é muito grande”, disse o governador eleito.
"É preciso trabalhar e continuar trabalhando. Reafirmo neste momento que não podemos ter sucesso sem unidade. Não podemos ter de um lado polícia militar, polícia civil e do outro corpo de bombeiros. Precisamos ter unidade em todos os órgãos", comentou.
Servidores com desvios de função
Ricardo falou a respeito dos servidores com desvios de função (são contratados para um setor e atuam em outro). Os que tiverem desvios de funções serão direcionados para seus setores de origem. Também falou das deficiências que as delegacias apresentam e da falta de plantão. "Uma delegacia de furto, por exemplo, fecha na sexta à noite e se tiver um feriado ela não abre. Quem tiver um carro roubado como pode recorrer”. "Nós precisamos de gente nas ruas. Não adianta contratar e as pessoas e elas saírem para os serviços administrativos. Só fazemos estourar a folha", comentou Ricardo. 
Trabalho dos delegados na Paraíba
O governador eleito enfatizou que nenhum delegado será transferido por interesse político. "Delegado nenhum será transferido de função por que desagradou a politico A, B ou C. Isso eu garanto".
Ricardo Coutinho diz que não tem data definida para anunciar nome dos demais secretários que irão compor o Governo a partir de 2011
Durante coletiva Ricardo disse que ainda não tinha data marcada para anunciar os nomes de outros secretários que vão compor seu governo. Ele comentou que preferiu adiantar a pasta da Segurança Pública. 
O futuro secretário (foto acima) revelou que a meta de redução de até 12% nos homicídios é considerada importante porque segundo ele, “a vida é levada ao seu patamar mais alto, por isso, nossa meta é reduzir em 12% a taxa de homicídios na Paraíba. Esses crimes violentos letais têm que ser combatidos. Eu tenho plena certeza de que é possível se reduzir a criminalidade, mas a população não pode achar que isso será resolvido de um dia para o outro, é preciso muito trabalho”, argumentou o futuro secretário Cláudio Lima.
A nova equipe de segurança anunciada nesta terça-feira pelo governador eleito Ricardo Coutinho é formada por:
Cláudio Coelho Lima – Secretário de Segurança Pública
Raymundo José Araújo Silvany – Secretário Adjunto de Segurança
Coronel Euller de Assis Chaves - Comandante Geral da Polícia Militar
Coronel Washington França da Silva - Sub-Comandante da Polícia Militar
Coronel Fernando Antônio Chaves - Chefe da Casa Militar
Severiano Pedro Nascimento Filho - Delegado Geral de Policia Civil
Daniela Vicuuna - Gerência de Policiamento da Grande João Pessoa
Wagner Dorta - Delegado Regional de Campina Grande
Cristiano Jacques - Delegado Regional de Patos
Coronel Jair Carneiro de Barros - Comandante do Corpo de Bombeiros
Coronel Dênis da Silva Nery - Sub-Comandante do Corpo de Bombeiros

Nenhum comentário: