domingo, 16 de outubro de 2011

Dia do Professor: um depoimento a ser visto e revisto

Realmente o blog deu uma mancada enorme neste sábado (15) ao não publicar uma linha sequer em homenagem àquele profissional que passou boa parte de nossa vida a nos ensinar o que é o mundo. Falo do Professor, que teve seu Dia comemorado ontem. A lembrança, melhor reclamação, recebi neste domingo da assídua leitora/internauta Francimária Florentino de Souza, professora da rede municipal dos municípios de Santana dos Garrotes e Nova Olinda.
Leia o que ela escreveu: "Costumo todos os dias fica bem informada, por isso sempre estou passando pelos blogs e vendo tudo que é manchete e fiquei muito triste por vocês ter esquecido da nossa classe os professores, como uma dia tão marcante vocês esquecem, por isso gostaria de alerta-lo que não é só de manchete de politica que os leitores gostam e sim mensagem de incentivos, sempre que essa classe é esquecida  e agora tenho a certeza  poucas pessoas  lembram da gente, o que será do nosso pais sem professores, estou iniciando minha carreira agora e já percebo o tanto que agente precisa de mensagem de estimulo, imagina você passar 25 anos em sala de sala e ser esquecido no seu dia, sei que não temos o que comemorar, mal condições de trabalho, pouco podemos usar a tecnologia porque a maioria das escolas não dispõem, mal salário, reflitam..........".
Pois bem, atendendo a seu pedido e de muitos outros leitores/intenautas, o blog veicula a seguir um vídeo que o Brasil inteiro já viu. Trata-se da fala da professora Amanda Gurgel, pronunciada no último mês de maio numa audiência pública realizada na Assembléia Legislativa do vizinho Estado do Rio Grande do Norte. Presentes estavam deputados, promotores e a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho.
De forma segura e destemida, Amanda defendeu a Educação Pública quando se debatia a greve dos docentes estaduais. Os presentes ficaram paralisados com a contundência de suas palavras. Após a secretária de Educação pedir paciência e tolerância, Amanda respondeu que isso é sempre solicitado durante as greves dos professores. Mas que estes chegam a esperar vinte anos para receberem uma promoção, e muitos morrem sem ter seu pedido deferido. E concluiu esse ponto de sua fala dizendo: “Então eu quero pedir à secretária paciência também, pois nós não aguentamos mais esse discurso”.
Gurgel citou ainda a postura dos governantes quando os docentes estão em greve: vão à TV, em “nome dos pobres alunos”, pedir que os professores ponham fim à paralisação. Assim, os docentes que lutam por melhorias salariais e por condições de trabalho mais digno transformam-se injustamente em réus. E os governantes em heróis de “cara de pau”.
Como diz Josias de Souza: "Quem não viu, precisa ver. Quem já viu, deve rever".

Nenhum comentário: