terça-feira, 18 de outubro de 2011

Experiência na administração e retaguarda em estrutura de atendimento faz do Hospital Infantil de Piancó referência no cuidado com as crianças da região

O município de Piancó vive uma revolução na área de saúde após a prioridade que foi dada a causa. Prova disso é o Hospital Infantil 'Ketlley Ayane', que tem sido referência no atendimento e assistência a crianças de praticamente todo o Vale do Piancó. Construído há poucos meses, numa parceria entre estado e município, a unidade foi estruturada para disponibilizar atendimento exclusivo na prevenção e tratamento das doenças infantis.
Na unidade as peculiaridades da infância são levadas a sério, seja na rotina da enfermagem ou nos cuidados com a alimentação; ou em pequenas cirurgias/curativos. Aqui a criança é respeitada e tratada como um ser humano em importante fase do desenvolvimento, tendo como norteador o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Trata-se, na realidade, da materialização do anseio do povo piancoense que se viu gigante na determinação da prefeita Flávia Serra Galdino, que é médica pediatra, em dotar o município de importante ferramenta. A unidade vem a dar suporte ao complexo do Hospital Regional 'Wenceslau Lopes', que é dirigido com muita competência por Wanderlândia Tomaz. Não canso de dizer que são duas abnegadas defensoras do desenvolvimento local e provam isso com as conquitas que ambas têm conseguido ultimamente.
Sempre colocando o valor humano à frente de suas atividades e ações, Flávia e Neguinha [como Wanderlândia é mais conhecida] dão assim importante contribuição a melhoria da saúde no Vale do Piancó, em especial as das crianças. Os resultados são amplamente e reconhecidos pela população. O Hospital Infantil de Piancó foi dotado com conforto, salas climatizadas e pintura especial para atender as crianças. A assistência prestada é baseada em modernos conceitos científicos que alia as mais avançadas técnicas e tecnologia de ponta ao cuidado humanizado. Cada criança atendida recebe tratamento únic, de acordo com suas necessidades.
Falo [escrevo] isso para mostrar à vocês, leitores/internautas, a importância do trabalho que está sendo desenvolvido pela equipe da Drª Flávia. Nesta unidade de saúde infantil são cerca de 30 leitos disponibilizados para o atendimento especializado e exclusivo às crianças de todo o Vale. O hospital conta com uma equipe de profissionais especializado como psicólogo, fisioterapeuta, emfermeiro, psiquiatra, técnico de enfermagem, recepcionista, porteiro e copeira, todos muito bem preparados e de grande experiência para a boa prestação do serviço, 24 horas por dia.
Ou seja, tratar as crianças como crianças é mais do que um compromisso assumido por Flávia e Neguinha (na foto acima). Lá, tudo é adaptado ao público infantil. Desde a estrutura, mobílias, pinturas das paredes, até o comportamento dos médicos e funcionários para atender um público tão especial. Porque além de oferecer atendimento indiscriminado, ali a pessoa é bem tratada na sua individualidade. Não basta acolher a todos para que o tratamento seja bem sucedido. Há que se levar em consideração as especialidades de cada paciente. Os pais dos pequenos pacientes também recebem atendimento especial e diferenciado. Isso porque a equipe do Hospital Infantil conhece bem a importância do carinho e participação deles na recuperação e bem-estar da criança. A atenção à família começa com as mães de recém-nascidos que são orientadas sobre a importância do aleitamento materno e preparadas, técnica e emocionalmente, para amamentar seus bebês assim que possível.
Os pais de todo o Vale, em particular de Piancó, podem dizer que tem um hospital exclusivo para atender seus filhos. Esse é o grande desafio que gestores compromissados com o bem estar de seus municípes devem encarar e enfrentar ao longo dos anos através da promoção de políticas públicas diferenciadas para atender as necessidades dos diversos segmentos populacionais, especialmente, idosos, mulheres e crianças. 
A legislação brasileira, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente, reforça o compromisso pela promoção do bem-estar desses pequenos cidadãos. Responsabilidade esta que não é apenas da família, mas do Estado e da sociedade como um todo. Os cuidados com a saúde infantil devem estar entre as ações essenciais de um governo sério. Os programas devem buscar oferecer um atendimento médico mais humano e de melhor qualidade para as  crianças. 
Experiência na administração do complexo hospitalar e retaguarda em toda estrutura de atendimento à criança, fortalecendo a confiança que os pais depositam no tratamento de seu bem maior. É o que está sendo feito em Piancó!
 Funcionários do Hospital Infantil de Piancó
 As crianças recebem um atendimento todo especial da competente equipe

Nenhum comentário: