sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MP denuncia 16 pessoas por fraude no DPVAT; a cidade de Coremas integrava o núcleo do esquema

O Ministério Público da Paraíba apresentou denúncia contra 16 acusados de integrar um grupo responsável por fraudes no Seguro Obrigatório DPVAT e causar prejuízos de até R$ 1,3 milhão com o golpe. Entre os envolvidos estão delegados da Polícia Civil, policiais militares, médicos peritos, advogados e tabeliões. O MP pede a condenação por estelionato, corrupção, falsidade ideológica e formação de quadrilha.
O promotor Luciano Maracajá encaminhou a denúncia para a 4ª Vara Criminal de Campina Grande, no fórum Affonso Campos, na úlima quarta. As investigações começaram em 2003, quando o Cadastro Nacional de Informações e Serviços (CNIS) identificou os indícios de irregularidades em 200 processos de acidentes com solicitação de pagamento do seguro por invalidez no Estado. Na maioria dos casos, teriam sido pagos seguros no valor máximo para casos de invalidez, que na época era de quase R$ 6,8 mil.
A investigação policial identificou ainda suspeita de irregularidade em acidentes registrados em delegacias de pelo menos 12 cidades da Paraíba. Além de Campina Grande e Cajazeiras, que eram o núcleo do esquema, houve ainda casos em Solânea, Coremas, Serra Branca, São João do Rio do Peixe, Sousa, São Bento, Santa Helena, Catolé do Rocha, Patos e Santa Rita.
A denúncia aponta que o grupo funcionava de forma organizada, com a participação de autoridades e servidores públicos. As provas colhidas integram os autos do inquérito policial n° 001.2003.012.861-3. Para comprovar a fraude, a CNIS encaminhou à Paraíba um médico para reavaliar 70 casos suspeitos. Segundo o MP, o médico André de Oliveira Leal constatou que na maioria dos casos em que as vítimas afirmaram estar totalmente inválidas, os acidentados não possuíam qualquer debilidade física ou psíquica permanente.
Um grupo de dez pessoas atuaria atraindo pessoas para o golpe, sobretudo nos hospitais de Campina e Cajazeiras. (JP)

Nenhum comentário: