quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Delegado Francisco Basílio se defende da acusação de participação em esquema de extorsão; Ele foi afastado da DRF da Capital.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba afastou nesta quarta-feira (20) o delegado Francisco Basílio Rodrigues da Delegacia de Roubos e Furtos da Capital. Ele é suspeito de ter participação em um esquema, comandado por policiais, que extorquia dinheiro de traficantes, revelado ontem durante operação desencadeada pelo GOE, comandado pelo delegado Cristiano Jacques.
A portaria determinando a sua dispensa foi publicada no DOE e foi assinada pela delegada geral da Paraíba, Ivanise Olímpio. De acordo com as investigações, as ações irregulares aconteciam na Delegacia de Roubos e Furtos. Os traficantes eram fichados como usuário de drogas e liberados após trazer o pagamento aos policiais corruptos. Quem não aceitasse pagar era ameaçado de prisão e até de morte, segundo a secretaria. 
Em entrevista à TV Cabo Branco, Dr. Basílio negou que tivesse participação na cobrança de propina. "O Delegado apura e indicia aquilo que vier apresentado, se alguém é apresentado com uma arma, se é apresentado com pequena quantidade de entorpecentes, ele responderá por ela. Não posso autuar ninguém por tráfico quando os autos não me trazem subsídio para isso", disse. Dr. Basílio afirmou ainda que prestou esclarecimentos sobre as denúncias ao GOE. 
Além de Dr. Basílio, quatro agentes de investigação e um motorista da Delegacia de Roubos e Furtos estão sendo investigados. Durante coletiva, o secretário Cláudio Lima disse que os 11 policiais que trabalham na delegacia serão substituídos. "A delegacia vai ser substituída em peso, essa é uma delegacia que teve um desempenho muito baixo", declarou. Dr. Basílio foi titular da Delegacia de Itaporanga por muitos anos. O delegado Dr. Cristiano Jacques [GOE] foi também titular da Delegacia de Itaporanga, mas por um período curto de tempo.

Nenhum comentário: